topo o instituto

Galeria de Artes - Exposições

Flica recebeu mostra fotográfica que valoriza a pluralidade baiana

Flica recebeu mostra fotográfica que valoriza a pluralidade baiana

A Flica 2014 recebeu a exposição Bahia Mistério e Mistura, com curadoria, pesquisa e fotografias de Sérgio Siqueira, Lula Afonso e Lauro Passos. O objetivo foi apresentar Salvador e o Recôncavo Baiano, cuja pluralidade é a maior riqueza. Dessa forma, buscou despertar nas pessoas o gosto e o interesse pela cultura regional.
 
O projeto surgiu durante a Semana de Ação, Cidadania e Memória, promovida pelo Instituto Antônio Carlos Magalhães (IACM) e idealizada para comemorar a data de nascimento do Senador. Estendido para a maior Festa Literária do país, nas palavras do jornalista Xico Sá, o mesmo teve como diferencial oferecer aos diversos segmentos da população a oportunidade de valorizar temas ligados à cidade e ao Estado.
 
O espaço que recebeu a mostra durante a 4ª edição da Flica foi à Casa da Câmara e Cadeia, onde foram expostos aproximadamente 40 painéis referenciados por citações que integraram o olhar de estrangeiros, artistas, historiadores e formadores de opinião, numa composição que abordou temas como o homem, sua cultura e sua terra.
 
Nas palavras do curador, “sem pretender cobrir tudo de um estado tão extenso, mesmo porque seria impossível, vamos contemplar a cultura baiana e territórios de destaque obrigatório como Salvador e o Recôncavo, correlacionando-os, por meio das imagens, citações e legendas, à temática que os destaca”.

Exposição 100 Anos de Irmã Dulce. Encantos e Memórias.

Exposição 100 Anos de Irmã Dulce. Encantos e Memórias.

O Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória tem a satisfação de convidá-lo para o lançamento da exposição de uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do século XX, que deixou um legado social de fé, de amor e esperança de vida.


LOCAL:
Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória 
Rua Saldanha da Gama, 2, Terreiro de Jesus
 Pelourinho. Salvador - Bahia

Abertura: 13 de maio de 2014, às 18h
Período: 13/05 a 31/05/2014
Horário: De 2ª a 6ª das 09h às 12h e das 13h30 às 17h.
 Sábado: das 09h às 12h

Informações: +55 71 3321-8839


Entrada franca

Exposição Mãe Menininha do Gantois - 120 anos de tradição

Exposição Mãe Menininha do Gantois - 120 anos de tradição

"Sacerdotisa de uma raça, rainha de uma nação", essa Iyalorixá
é símbolo da luta pela preservação da memória ancestral de matriz africana no Brasil.

Local: Galeria do Instituto ACM
Rua Saldanha da Gama, 2 – Terreiro de Jesus – Pelourinho.
Abertura: 11 de fevereiro de 2014 às 18h
Período: 11/02 a 22/03/2014
Horário: De 2ª a 6ª das 09h às 12h e das 13h30 às 17h. Sábado: das 09h às 12h

Exposição Brincadeiras de Criança

Exposição Brincadeiras de Criança

O Instituto ACM apresenta a exposição "Brincadeiras de Criança", do artista plástico Davi Rodrigues, no período de 11 a 25 de janeiro.

Amarelinha, esconde-esconde, cabra-cega, entre outras brincadeiras vividas por nossos pais e avós, serão apresentadas em uma mostra na Galeria de Arte do IACM. Circo móvel, poesias e muita diversão complementam o evento, sob a direção dos grupos "Nariz de Cogumelo" e "Skyruila, nos dias 11, 18 e 25 de janeiro.

Missão

Mobilizar pessoas e organizações em prol da cidadania e do desenvolvimento do Estado da Bahia, tendo a cultura como elemento de transformação.

Visão

Ser referência no Estado da Bahia como um importante centro de incentivo à Cidadania e ao desenvolvimento, através da promoção da vanguarda cultural e preservação de suas matrizes .

Valores

  • Independência nas relações com o poder público;
  • Desvinculação político-partidária;
  • Respeito à diversidade, à democracia e à liberdade;
  • Transparência institucional, administrativa e financeira.
  • porta
  • fachada instituto
  • biblioteca2
  • largo sao francisco
horario up
telefone
mapa