topo projetos2
Lançamento do livro “De Mãos Juntas”

Lançamento do livro “De Mãos Juntas”

A celebração de um século de vida deste extraordinários orador sacro será coroada pelo lançamento do livro"De Mãos Juntas" (Editora Lúdico), no dia 18 de março (sexta-feira), às 19h, no Instituto ACM - Pelourinho. A publicação mostra a difusão do testemunho da fé e da vida do Monsenhor, reverencia a profunda e diferenciada cultura deste magnífico pregador. O lançamento conta com uma programação de três dias. No dia 19.03 (sábado), às 19h, acontecerá uma Mesa Redonda com o tema "Ciência e Fé", no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Salvador Shopping e no dia 20.03 (domingo), às 18h, encerra a celebração com a Missa Festiva, na Igreja da Vitória, com a presença do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O evento conta com o apoio institucional do Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória e da Rede Bahia.

O livro idealizado por Dr. Carlos Kruschewsky amigo, escritor e médico que acompanha o Monsenhor há mais de 20 anos, celebra o centenário de vida deste consagrado religioso. A obra composta por 160 páginas, aborda temas de um grande número de reflexões que Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade pronunciou durante o ano de 2012 e que acabou se transformando em um programa transmitido pela Rádio Excelsior de Salvador. Palavras de sabedoria e pensamentos livres, cheio de fé e de ternura de um padre que soube alimentar assiduamente sua vida do saber que vem do Senhor.

Em "De Mãos Juntas", Monsenhor Sadoc fala para os fieis o que crê e o que pratica. Recomenda reflexões a partir de trechos bíblico, explica sobre o sentido da fé, das orações, fala um pouco sobre o seu caminho até os dias de hoje e dá dicas práticas para seguir o caminho dos ensinamentos de Jesus.

"As minhas reflexões são um exercício para a minha mente, faço todos os dias, assim como também recebo em minha casa amigos e irmãos pedindo a benção. Farei até quando Deus permitir.", explica Sadoc.

No livro o Monsenhor faz reflexões trazendo para mais perto de nós as luzes de Deus. Uma leitura que apresenta um pouco a vida do Padre Sadoc e ensina muito da fé. Com uma tiragem especial em comemoração ao seu centenário, a obra terá mil exemplares, no valor de R$ 30 cada. O livro pode ser adquirido através do site da editora www.ludicoeditora.com.br e nas melhores livrarias da cidade.

Início do projeto “Bahia Revoluções Criativas

Início do projeto “Bahia Revoluções Criativas"

Dando início ao projeto "Bahia Revoluções Criativas", o Instituto Antonio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM) apoia o Programa Comunidade Empreende (PCE), do Parque Social, que foi lançado no último dia 02, no Museu Eugênio Teixeira Leal. O programa irá oferecer capacitação para empreendedores da área social, artesãos, tecelões e capoeiristas da comunidade do Centro Histórico.

O programa atenderá cerca de 30 pessoas da comunidade, com aulas uma vez por semana, entre os meses de março e junho, oferecendo capacitação formal e certificação após a conclusão do curso. Os módulos do programa visam a desenvolver as diferentes competências dos empreendedores em diversas áreas, como elaboração de plano de negócios, desenvolvimento de produtos, gestão de caixa, formação de preço, captação de recursos, atuação em rede, marketing e vendas. O programa irá contar, ainda, com consultorias individualizadas, coordenadas pela designer Luciana Galeão, especialista em design sustentável.

O evento de lançamento do PCE contou com a participação da superintendente do IACM, Claudia Vaz, que ratificou o compromisso do Instituto em colaborar para o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico e o apoio ao projeto. Em seguida, as representantes do Parque Social, Iania Pereira e Camila Godinho, explicaram como o programa de capacitação irá acontecer, dando detalhes dos conteúdos de cada módulo abordado e o cronograma do projeto. A apresentação foi finalizada com um vídeo institucional sobre o Parque Social e o seu papel na comunidade.

IACM celebra aniversário de Salvador com atividades lúdico-educativas em comunidades e bairros locais

IACM celebra aniversário de Salvador com atividades lúdico-educativas em comunidades e bairros locais

Reforçando sua preocupação em sempre incentivar e apoiar ações de promoção voltadas para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado da Bahia, o Instituto ACM (IACM), em homenagem ao aniversário de Salvador, promoveu, entre os dias 18 a 23 de março, oficinas de literatura de cordel com 160 jovens entre 12 e 16 anos, moradores dos bairros de Itapuã, Lapinha, Cidade Baixa, Bairro da Paz, Centro Histórico, Cajazeiras, Nordeste de Amaralina e Alto das Pombas.

Além de homenagear os 466 anos da capital baiana, o projeto visou oferecer aos participantes a possibilidade de conhecer e explorar a literatura de cordel, estimulando o gosto e o interesse por essa arte tão importante em nossa cultura, além de proporcionar ao público-alvo a oportunidade de reflexão sobre a cidade e o seu bairro. As oficinas foram ministradas pelo cordelista, poeta, compositor e pesquisador de Cultura Popular, Luar do Conselheiro.

Ao final, um cordel composto de sete versos será recitado e gravado em forma de jogral, com todos os adolescentes.

Aguardem!!

Em breve todos poderão apreciar o resultado desse projeto.

Não vamos deixar este tesouro ir para o fundo do mar.

Não vamos deixar este tesouro ir para o fundo do mar.

Não vamos deixar este tesouro ir para o fundo do mar.

A Associação Viva Saveiro mergulha em novo desafio para salvar mais um dos saveiros de vela de içar que ainda restam na Baía de Todos os Santos. Estes barcos que participam de nossa história e cultura há mais de 400 anos estão ameaçados de desaparecer. O saveiro Sempre Feliz corria o risco de desaparecer, tal era seu estado de degradação. A entidade iniciou sua restauração e agora, lança uma campanha de vendas de seu livro "Viva Saveiro – Patrimônio Naval da Bahia", com renda revertida para a conclusão deste delicado trabalho.

Formada por um grupo de amigos apaixonados pela causa, a Associação Viva Saveiro já recuperou cinco embarcações e busca devolver mais essa ao mar. Em 2010, foi reconhecida e premiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN por seu trabalho.

 

pelourinho
horario up
telefone
mapa